“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

23.7.08

Incontinência Verbal

A grande máxima O Silêncio é de Ouro já terá conhecido dias melhores neste cenário que é Portugal. Parece que nos últimos tempos estamos condenados a uma revisitação de Decartes sob a forma Falo, Logo Existo, em que este existo remete sobretudo para o lado patético e tantas vezes absurdo dessa existência por oposto à lógica limpa e cartesiana. Pergunto-me o porquê de forçar esse “existir”, o que leva a que as pessoas não consigam estar caladas, sobretudo em situações em que o ressentimento é óbvio e a falta de bom senso uma constante.

Foi Isabel Pires de Lima, foi Luís Filipe Menezes, só para citar alguns exemplos recentes, mas nestes últimos dias o caso Maddie tem-nos fornecido ampla incontinência verbal que, em última análise, descredibiliza de uma forma que dificilmente terá retorno as instituições em causa, a investigação, já para não falar dos intervenientes que se revelam vulneráveis ao ruído e carentes de bom senso mostrando o quão impróprios são para os cargos que detiveram ou detêm. Anteontem foi Alípio Ribeiro, ex-director da PJ a criticar o arquivamento do caso, ontem foi o actual director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, a considerar que o seu antecessor "não ficou propriamente conhecido pelos seus dotes de investigador", hoje Gonçalo Amaral anuncia o seu livro em que defende a tese de que Maddie estará morta após um terrível acidente. Não há períodos de nojo, todos se atropelam, todos se interpelam, e o país assiste a isto já como se fosse mais uma das tantas telenovelas que diariamente se vêem. Claro que o problema começa em quem nomeia (ou elege, claro) quem para que cargos. A partir de agora a contenção deveria ser um requisito obrigatório.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com