“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

9.11.06

Vazio

Ouvi há pouco nas notícias que o número de obesos no mundo já ultrapassou o número de subnutridos. Estas notícias são daquelas que nos deixam um pouco perplexos naquele primeiro instante em que as ouvimos, sem sabermos se nos devemos regozijar... Claro que depois percebemos que provavelmente não é o número de subnutridos que diminui, mas sim o de obesos que não para de aumentar. Creio que se impõe um sério estudo antropológico sobre o fenómeno da obesidade, com trabalho de campo sério, para ver se saímos apenas do discurso saudável, e sempre um pouco orientado, de que só devemos comer as calorias que vamos gastar, de que a obesidade provoca doenças enfim, todo esse discurso sensato que está por detrás de tantas campanhas da promoção da saúde e que conhecemos já tão bem. È preciso saber mais e perceber melhor o fenómeno da obesidade.

A minha impressão é a de que, se por um lado temos o vazio do estômago, do outro sobrepõe-se uma abundância que esconde outro tipo de vazios.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com