“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
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6.1.07

Dia de Reis

Sandro Botticelli
Adoration of the Maji (Del Lama Adoration), 1475
Galleria Degli Uffizi

Parece ser impossível não gostar, sempre, de Sandro Botticelli. Vêm modas estéticas com as suas teorias inovadoras, vêm diferentes valorizações da memória artística, ou manias, gostos, estados de alma, psicanálise simbólica da obra de arte, chuva, vento ou sol desabrido, mas desde o dia em que se viu o primeiro quadro de Botticelli que ficamos presos à sua obra. Não há excessos de postais ilustrados de pormenores da Primavera, nem poster de gosto mais ou menos duvidoso do Nascimento de Vénus que perturbe esta admiração. Mesmo cercados por enxames de turistas polifónicos e barulhentos, numa sala mal iluminada dos Uffizi, depois de esperar para lá entrar... nada parece abalar este gostar imenso que nos deixa rendidos perante a sua obra.

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