“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

23.9.08

Na dúvida

Ontem. Não sei o que é.
(Clicar para aumentar)

A privilegiada vista sobre o Tejo de que desfruto tem feito de mim uma “vessel watcher”. Ao contrário do “Bird Watcher” que sobe montes, percorre territórios e espera pacientemente munido de binóculos, máquina fotográfica e livros da especialidade cheios de gravuras, eu sou uma “vessel watcher” absolutamente passiva pois nada procuro, só só tenho que virar a cara em direcção ao rio, e em momentos especiais pegar nuns binóculos de longo alcance entretanto comprados, e na máquina fotográfica. Guardo uma colecção enorme de fotografias do rio, como pode perceber quem visita o Hole Horror, bem como de barcos à vela, navios, fragatas, porta aviões, submarinos, paquetes de dimensões espantosas. Os barcos à vela são os meus preferidos e os mais elegantes. Poderia ser uma “vessel watcher” malgré moi de tal forma o rio entra pela varanda dentro, mas não sou. Gosto de olhar o rio, ver a luz que muda conforme a estação do ano, as subtis diferenças da cor que muda com a meteorologia, a textura da superfície da água e também olho sempre curiosa as embarcações que o sobem, que saem, que passeiam. Nesta minha actividade contemplativa (e muito passiva) dou comigo a fotografar não só o rio e a sua foz, como qualquer embarcação mais interessante (o critério que define interessante é absolutamente aleatório e subjectivo, diga-se).

Ora, no exercício desta minha actividade, ontem deparei-me entre as brumas do rio com a embarcação cuja fotografia incluo. Pareceu-me primeiro um porta-aviões, nada que impressione como o USS Enterpsise que, creio, estacionou por cá em 2006, mas algo mais pequeno. Depois esqueci essa ideia por não me ter parecido ter dimensão suficiente para tal. Fiquei na dúvida . Se alguém souber e quiser fazer o favor de me elucidar através do e-mail que está no cimo da página, eu agradeço.

Adenda: Entretanto um leitor atento informa-me que um olhar mais demorado da fotografia o leva a concluir tratar-se de um navio anti-missel armado com baterias e radares de proximidade e um porta-helicópteros. Obrigada pela simpatia.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com