“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
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21.9.08



Ontem entre zappings televisivos e no mesmo instante em que vi José Sócrates em Guimarães atrás de um púlpito no qual estava desejado um enorme slogan “A Força da Mudança”, ouvi uma parte do discurso em que surgiu a palavra “mudança”.

A previsibilidade destas encenações e deste “plástico” político – neste caso de nítida e demasiado óbvia inspiração obamiana como se diz aqui - deixa-me cada vez mais perplexa de como é possível que o nosso primeiro - ministro continue, aconselhado por sábios do marketing político, a tentar sem resultados como sabemos quando pensamos um pouco, transformar a todo o custo em ideias para o país e em projectos políticos, qualquer slogan mais vendável. Slogans são slogans, são palavras que ficam no ouvido, não são ideias nem projectos políticos coerentes, necessários, pensados e planeados. Para que as ideias e projectos políticos para o país sejam fazíveis e viáveis há que conhecer o país e os portugueses. Como já todos percebemos, José Sócrates não conhece nem Portugal nem os portugueses, tomando-nos a todos por parvos; se uns não dão por isso, outros não gostam e, utilizando a frase imortalizado pelo Almirante Pinheiro de Azevedo, até diria “É uma coisa que me chateia, pá!”. Para a "mudança" o melhor mesmo será não votar nele.

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