“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

29.9.08

O Desconforto do Óbvio

Ouvi na semana passada na Quadratura do Círculo sérias objecções por parte de Lobo Xavier e de Pacheco Pereira a todo o processo “Magalhães”: a montagem propagandística da distribuição encenada dos computadores, a falta de software que maximize a sua utilidade bem como permita algum controle parental, os custos que terão as ligações à banda larga, a pertinência e necessidade dos mesmos em idades tão jovens e no início do contacto do aluno com a escrita e a leitura, a falsa nacionalidade do “Magalhães”, e as sérias questões relacionadas com o financiamento desta operação de charme. Aqui faz-se uma espécie de condensação estruturada dos argumentos ouvidos. Eu queria só deter-me nas últimas objecções relacionadas com o financiamento, escrutínio na “compra” dos 500 mil computadores e na logística que requer montar, embalar e distribuir tantos computadores. Não porque sejam as únicas relevantes ou importantes, mas simplesmente porque são as mais fáceis porque muito objectivas, quantificáveis, visíveis e mensuráveis. António Costa foi incapaz de responder de forma clara a estas objecções hesitando e mostrando um evidente desconforto. Para ele os fins justificam os meios (quando era criança uma das primeiras definições que ouvi sobre o comunismo era a de uma ideologia em que os fins justificavam os meios) e saber qual a rubrica do orçamento que contempla esta despesa, ou como é que o governo dá o que não tem, ou tem, mas não se sabe de onde vem, ou saber se houve um concurso público ou não, são questões laterais, tais os benefícios da operação Magalhães e a originalidade e criatividade do governo ao trazerem para Portugal um programa desenhado para os países em desenvolvimento.

Enquanto contribuinte e eleitora sinto um enorme desconforto pela falta de transparência neste processo, e incomoda-me a falta de resposta – e a falta de quem insista em perguntar. Em Portugal continuamos a aceitar com lusitano fado este tipo de buracos negros envoltos em neblinas e com fundo musical de cantos de sereias quando o que está em causa é um uso pouco transparente, opaco diria mesmo, e abusivo dos dinheiros públicos. Eu sinto o desconforto do óbvio.


Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com