“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

20.10.08

Antes que o Diabo Saiba que Morreste


Depois de ter lido este post fiquei com vontade de ver o filme “Antes que o diabo saiba que morreste” (título espantoso). Confesso a minha perplexidade por não ter visto publicidade ao filme e por ele estar tão discretamente nas salas de cinema, não entendo; merecia mais pois também o considero seguramente um dos melhores filmes que vi ultimamente, de um classicismo sólido e limpo apesar de insólito. O seu lado negro vem de uma intenção perversa à medida dos “tempos actuais” que corre mal e cuja situação já nenhum personagem domina, impondo-se o destino na ineveitabilidade de pulsões básicas, bem como de algum insólito formal de uma cronologia não linear feita em colagens dando a visão de cada uma das personagens, todas elas bem desenhadas. Os actores têm (já esperava) intrerpretações notáveis, e confesso o imenso prazer de ver um filme bem construído, sóbrio, frio, mas intenso e de me encontrar frente a frente com o cinema de que gosto. E já nem me lembrava que Sidney Lumet existia.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com