“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

18.12.06

O aborto e os precedentes

A decisão das 10 semanas intriga muita gente. O que terá levado os políticos a estabelecerem essa data? Será que não poderíamos ser elucidados do porquê de tal limite? É arbitrário? Tem fundamento científico? Ético? Se é verdade que muitas mulheres sabem desde cedo que estão grávidas, muitas outras, sobretudo as raparigas jovens e inexperientes em questões de gravidez, demorarão por vezes mais do que as 10 semanas para saberem que estão grávidas. E depois? Já não podem abortar livremente como as mais conhecedoras ou experientes? Em nome de quê não poderão abortar legalmente? Qual a diferença entre abortar às 10 semanas ou às 12, por vontade da mulher? Estou a ver que com este referendo se substitui uma hipocrisia por outra e se criam mais do que um precedentes.

Numa aparentemente simples pergunta estamos perante problemas diversos: a primeira é a legalização de um acto que vai terminar uma vida e aqui entram, no meu ponto de vista, todas as questões que referi anteriormente como questões a montante: a questão de princípio que se prende com o valor da vida. Na dúvida (se é que elas existem neste caso) serei sempre a favor da vida. A segunda questão prende-se com a data limite tão previsível e tão politicamente correcta, porque isto de poder abortar livremente às 13, 14 ou 15 semanas já é chato e complicado, já se vêem os bracinhos e as perninhas nas ecografias, já brincam com as mãozinhas, humanizam-se e fica mais difícil justificar o acto em si, só por vontade da mulher. É este o facto que quero realçar por último: para fazer o aborto nada mais é necessário do que a vontade da mulher. Longe de mim tecer julgamentos morais, ou mesmo sentir que eu, ou até outro votante do “Não”, estaria sempre acima de qualquer dilema moral deste calibre e que tomaria a decisão certa (fosse ela qual fosse), mas talvez porque é tão difícil tomar a decisão certa me pareça que poder abortar livremente só por decisão da mulher é demasiado expedito, demasiado simples e demasiado conveniente do ponto de vista da sociedade que se quer cada vez mais asséptica e que prefere não ver, não ouvir, não saber. Ou será que alguém acredita que os abortos clandestinos vão mesmo acabar?

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com