“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

18.1.08

Fumos 2

Do Glamour

Quando se olha para esta fotografia associamos o fumo de um cigarro e o fumar ao glamour e sedução e pensamos como é bonita a fotografia de Lauren Bacall de cigarro na mão. Mas bonita é Lauren Bacall: bonita, elegante, fotogénica, bem maquilhada, bem penteada, bem vestida. Ela é uma actriz e esta é uma fotografia de uma das muitas “personas” por ela encarnada, são poses estudadas no ângulo certo, com a luz certa, tiradas por profissionais para que tudo esteja bem e o preto e branco a dar um toque de estúdio. Não é o cigarro que dá o glamour.

Nesta outra fotografia de Anna Magnani, não é o glamour que é valorizado, mas sim o lado mais “intelectual” do cigarro pois Anna Magnani não tem a beleza mais “óbvia” de Bacall. Aqui é a intensidade que conta, o poder, a fragilidade, a escolha, a decisão, enfim um lado mais interior de uma outra faceta de sedução a que tantas vezes também se associa o cigarro e o acto de fumar. Mas mais uma vez, é também uma fotografia de estúdio de um ser que tem a sorte de ser fotogénico. Anna Magnani é que tem magnetismo e intensidade, não é o cigarro.

Os instantâneos de gente comum a fumar são bem diferentes, sem glamour, sem intensidade, e certamente muito menos mistério. O melhor que se pode dizer é que são banais. Claro que os instantâneos seja de quem for são todos eles banais; é verdade, mas abstenho-me de nomear e listar algumas diferenças entre instantâneos de fumadores e os outros de tão óbvias e tão pouco glamorosas, intensas e sedutoras que são. Por isso há que não perder o norte e pensar que sem o cigarro lá se vai o mistério, a beleza, e que a discussão intelectual fica sem intensidade. A vida continua.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com