“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

13.7.07

Um privilégio

As últimas eleições legislativas não me entusiasmaram, não consegui querer a vitória de um dos candidatos e votar foi um desinspirado cumprimento de “dever cívico”. Nestas intercalares municipais em Lisboa, a vontade de cumprir o “dever cívico” é nula. Tudo à volta destas eleições me gera náusea: os candidatos, a campanha, os debates, as soluções, o discurso, as “ideias” sobre Lisboa. A falta de inspiração política, as ideias e soluções coladas à pressa ao discurso de campanha sem a solidez de uma visão amadurecida, as personagens saídas de um romance absurdo, umas ainda atordoadas e as outras teimosamente coladas ao seu fado, os chamados “interesses” cada vez mais despudoradamente visíveis, a voracidade com que se agarra o poder sem obrigar a reflexão ou jejum prévio, tudo junto me dá vontade de, pela primeira vez, não ir votar.

Claro que resistirei a este impulso, pois basta-me pensar em quão privilegiada sou por poder fazê-lo. Nalgumas sociedades, islâmicas por exemplo, não poderia votar, ou porque sou mulher ou porque, muito simplesmente, não há eleições livres. Por isso estarei atenta às sondagens de hoje para votar sem eficácia, presumo, contra aquele que sei que não quero que ganhe: António Costa.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com