“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
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11.1.09

"Austrália"


Dificilmente resisto a um épico em forma de livro ou em forma de filme, e nesta última forma gosto especialmente de ver grandes produções que não apostem em efeitos especiais, monstros e outros seres bizarros, construções fantásticas e mundos esquisitos. Por isso, mal vi anunciado o Austrália soube logo que iria vê-lo mal estreasse e assim foi. Apesar de gostar deste género, já não nutro grandes ilusões, nem grandes expectativas em relação a este tipo de filmes em cartaz, o que me torna numa espectadora mais livre. O filme não surpreendeu em nada – já nem sei se é uma coisa boa ou má - e foi o que esperava: nem melhor, nem pior. Vê-se com agrado, é competente, bonito, mas longe da obra-prima que eu já não ouso esperar, mas com que ainda sonho. A história, é linear e sem grande complexidade, mas com um ou dois momentos de inconsistência que irritam. As personagens são planas, com pouca densidade existencial e não são dotadas de grandes tensões psicológicas, sociais ou outras, ressalvando o miúdo aborígene, o narrador com que todos simpatizamos e que centra nele quase toda a possível espessura do filme, contradições e complexidades do mundo a que pertence, ou não. As paisagens são, como esperado, deslumbrantes e de fazer sonhar, os actores são competentes, mas sem rasgos de genialidade, a música é boa e a fotografia também. No entanto, e apesar de ter visto o filme com gosto foi impossível esquecer a densidade e tensão dramáticas bem como a complexidade psicológica dessa obra prima que dá pelo nome de “E Tudo o Vento Levou”, ou a exacerbação romântica que é “África Minha”, ou o ritmo e contemplação de “Lawrence da Arábia”. Na comparação, creio que “Austrália” perde sempre. Talvez seja do meu olhar e talvez a passagem do tempo o torne mais macio e mais clemente, e daqui a uns anos, à medida que me for apropriando do filme, pense diferentemente. Tem potencial para isso.
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