“… he resolved never again to kiss earth for any god or man. This decision, however, made a hole in him, a vacancy…” Salman Rushdie in Midnight’s Children.
holehorror.at.gmail.com

22.1.09


Depreendo, depois de ler este post de João Villalobos, que Pedro Passos Coelho, ao contrário de Manuela Ferreira Leite, tem uma “estratégia de comunicação coerente” e presumo que para a elaboração dessa estratégia de comunicação coerente PPC tenha contratado os serviços de aconselhamento de agências de comunicação e marketing político, sendo o “coerente” um símbolo de apoio profissional comunicacional, mais do que um símbolo de coerência das suas políticas. Nada contra a contratação de profissionais. Como aliás reconheço o direito e riscos de quem opta por não o fazer. O ter ou não uma agência de comunicação e de marketing político com uma agressiva política de distribuição, nunca deveria ofuscar o conteúdo da mensagem política de cada um, que é o que normalmente acontece. As agências de comunicação deveriam esforçar-se e lutar por algum espaço nos jornais e outros meios de comunicação e não ter autoestradas rasgadas de acesso fácil a eles que garantam presença mediática indiscriminada e sistemática (ver evidência aqui). Deveria caber aos jornais, televisões, rádios, etc e a quem neles decide e trabalha fazer a triagem de acordo com a pertinência, interesse ou novidade do que é divulgado. O que me incomoda hoje é saber que contratar os serviços de agências de comunicação é quase automaticamente ter um livre trânsito nos media, pelo menos nalguns, acabando com o discernimento e julgamento (face à pertinência, interesse ou novidade, repito) de quem divulga. O resultado é tantas vezes uma colecção de banalidades, discursos redondos, repetições, contradições e vazio. Mas isto já nós sabemos, não é?


Adenda: Deixo só mais este breve comentário após a resposta de João Villalobos a este meu post. O que quero reforçar é que se para uma empresa de comunicação é indiferente, coisa que não questiono, um político ter ou não um projecto sólido e credível para o partido, o país, o sindicato ou seja o que for, como aliás João Villalobos refere ao dizer que não cabe ao consultor “vestir camisolas”, para mim não. É importante a solidez coerência e consistência da mensagem. Por isso, cabe ao distribuidor (media) ajuizar da pertinência, interesse ou novidade das mensagens que vende e passa. Ao eleitor, no fim, caber-lhe-á comprar ou não o que lhe querem vender e tentar perceber a verdadeira mensagem para lá dos mais imediatos soundbytes e slogans. No caso de que falamos, como noutros que tenho referido (por exemplo aqui), eu vejo muito pouco.


Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com